anotar alivia

2008,setembro19,sexta-feira às 3:18PM | Publicado em joão-lírico | 6 Comentários
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áudio

O corpo sua seu espírito.
Um papel, agora mesmo, para enxugar a transpiração; para segurar o espirro.

Anotar alivia.

O papel (higiênico, panfleto) é como um prêmio.
O ouro foi achado. O mapa está feito.

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6 Comentários »

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  1. .^^.

    Aquilo que mais me chama atenção no joão-lírico é essa facilidade com que você compõe versos em double bind, que é muito mais do que o duplo sentido.

    Percebo: alívio não é só um tipo de alívio, há imagens justapostas na palavra, que compoem, todas elas, a carga de cada palavra que você escreve.

    Percebo o double bind mais ou menos assim:

    enxugador, segurador, higiênico, panfleto
    <<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    prêmio, ouro achado, mapeador

    Aquilo entre é o centro justapositor das imagens, é onde encontramos o double bind. Aquilos aos lados dos são as imagnes justapostas.

    E o tigre de listras, mas vê listras das gaiolas, como fossem listras de um tigre maior, passa por isso também. Listra é o centro do double bind.

    Costumo prolixar as poesias alheias. Vá se acostumando. Uma coisa eu sei: com você a coisa é ainda mais complicada: você minimaliza (carrega, doubla bind as palavras), eu as separo, as coloco cada uma com sua qual, as respeito em sua unidade, pra frase se alongar. Ainda bem que de diálogo vive o bicho homem.

    =:B

  2. .^^.

    esqueci que em HTML não se pode usar , resultado: pavras sumiram e não encontrei o botãozinho pra apagar o comentário, abaixo repito aquilo que ficou suprimido, substituindo o pelo (), ok?

    Percebo o double bind mais ou menos assim:

    enxugador, segurador, higiênico, panfleto
    ((((((((((((alívio)))))))))))))))))))))
    prêmio, ouro achado, mapeador

    Aquilo entre ( ) é o centro justapositor das imagens, é onde encontramos o double bind. Aquilos aos lados dos ( )são as imagnes justapostas.

    =:B

  3. Ih, olha o Coelho prolixando aqui! ;o))

    Voltando ao post:

    Sua cabeça arde em fúria criadora — o papel alivia? A foto alivia? o lápis alivia?

    Ou instiga e pede por outro (re)começo?

  4. É uma pena não aparecerem as chaves, elas se parecem setas. Mas os parêntesis ficaram com um aspecto de som se propagando, talvez tenham significado melhor ainda. Talvez os golpes, os movimentos e todas as ações sempre sejam double bind, ou isso seja uma simplificação de ação e reação. Mas neste caso foi argutamente planificada a anatomia do poema, as palavras vasculhadas. A despeito de não me ser um poeta dos mais caros, até por não conhecer tanto a sua obra, Thiago de Mello numa entrevista uma vez disse do poema (quando surgido, a inspiração) ser a mistura de euforia e ansiedade, ou alguma coisa assim. E muitas coisas são assim, não fosse a beleza que têm, seriam perturbadoras, chatas. Mas isso está na soma de tudo no escrito. Já o escrito é este, a palavra ela somente tem seu projeto e pode muito, pode justapor imagens sem as materializar, o que ganha grande vantagem ao permitir uma justaposição subjetiva. Além das entrelinhas, nuns espaços ainda mais compactos, palavras dentro das outras. E quando a gente cansa a gente pára, mas retorna sempre, com mais força, ou mais cansado, o que pode significar mais força se for para reclamar. Instiga. Sim, instiga. O papel anotado vira o instigante também, num outro exemplo. Pede ele uma nova visita. Mas ao menos se está aliviado. E que bom que de conversa vivemos – cria-se outras coisas disso.

  5. .^^.

    ((((enxugador))))
    ((((segurador))))
    ((((higiênico))))
    ((((panfleto))))

    ALÍVIO

    ((((um prêmio))))
    ((((ouro achado))))
    ((((mapeador))))

    =:B

    obs. em comentários, não se centraliza o texto.

  6. =:B
    sabe que ler e entender (ou para resumir, envolver-se) poesia é poético também, faz parte do processo de fazer.
    E assim ó:
    ((((((((((sua cabeça)))))))))
    ou
    SUA CABEÇA
    e muitos )))) por aí.

    .^^.


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