jogador camisa 8 e 1/2

2008,abril10,quinta-feira às 4:45PM | Publicado em 2º caderno | 6 Comentários
Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Nem falarei muito agora para não falar muitíssimo – fá-lo-ei em outra hora – posto que posto a fim de divulgar o abaixo assinado para assinarmos e assassinarmos a idéia de unificação da língua portuguesa, porque o objetivo não será cumprido (dentro do Brasil mesmo se falam portugueses diferentes).

Não conheço a história dos abaixo assinados, não sei qual é seu desempenho médio, mas sou fã dos acentos gráficos (todas as proparoxítonas devem ser acentuadas graficamente) que não devem ser alterados, mas outras regras importantes talvez serão.

O engraçado é que o site é in english, ou seja, Name Required etc. Mas é porque é um site (sítio!) mundial.

Ei-lo.

E aqui eis a proposta de alterações, para ninguém assinar sem ler.

E aqui o que está em vigor.

São alterações que mudam mais a gramática lusitana, que penso deve ser preservada como está – até porque efetivamente não oferece nenhuma dificuldade para o entendimento dos brasileiros e é coerente com a pronúncia usada naquele país – e continua sendo uma forma de identificar se o que tu lês é brasileiro ou não.

A língua portuguesa é uma ferramenta perfeita, as regras têm grande coerência entre si e as regras lusitanas definem a maneira de pronúncia correta das palavras, como havia quase acabado de dizer.

Aliás, se é para unificar, já existe o inglês que unifica até japoneses e argentinos.

E realmente não precisa, é como querer unificar Pelé e Garrincha num só jogador, que seria, pela média, o camisa 8,5. Não dá.

Foram usados textos de Oswald de Andrade, Fernando Pessoa e João de Lobeira para a composição da imagem.

6 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] Arquivado como: Geral — Orlando @ 10:41 am Tags: acordo ortográfico, língua portuguesa Eis um brasileiro inteligente: «São alterações que mudam mais a gramática lusitana, que penso deve ser preservada como está […]

  2. Oi João, tudo bem?
    Faz um tempinho que estou pra retribuir sua visita ao meu blog, mas só hoje tive tempo. Obrigada pelos comentários, bom saber que outras pessoas me lêem! E não consigo fugir da pergunta.. onde vc descobriu meu blog?

    Aqui no seu ainda tento me entender, achei muito bacana o esquema de home mas demoro um pouco pra me adaptar ;-)

    E sobre essa unificação da língua portuguesa, sou totalmente contra. Sou contra qualquer mudança gigantesca na verdade. Pra mim esse tipo de coisa é pura falta do que fazer!!

    beijos

  3. Ora, e eu não podia estar mais de acordo, (ou desacordo!), não é mesmo?

    Muito obrigada pela escapadinha que deu (ou deverei/poderei dizer ‘deste’?) ao meu blog. É sempre bom ouvir (lêr, neste caso) outras pessoas e opiniões por ali :)

    (sim, tenho muito a mania dos parêntesis e essas coisas todas. não consigo evitar! eheh)

    Um beijo, João*

  4. A minha abertura de olhos para o assunto veio do teu blogue mesmo, Dysthymia. E tenho também a mania de parêntesis -às vezes eles parecem mais dinâmicos que as vírgulas.

    E, Robs, nem me lembro como achei, foi a partir de alguma tag que foi parar no belo post da Margarida.

  5. […] p.s.: após o Lula lá assinar o negócio da língua portuguesa, talvez tenha de mudar com o tempo os acentos ali em cima. Minha opiniãozinha sobre o assunto está aqui. […]

  6. […] os aniversário em 2008, Ingrid Betancourt e Fluminense, Lei seca, Marcelo Silva, A Favorita, reforma ortográfica, irmã Dorothy, BBB, PQP, VMB, LHC, CQC, SC e a enchente, o incêndio na fábrica de fertilizantes […]


Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

